Para uma gestão organizacional eficiente é fundamental que os gestores hospitalares se atentem às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS define 3 diferentes níveis de atenção à saúde: o primário, o secundário e o terciário.
Essas categorias seguem uma ordem crescente para garantir que cada paciente seja atendido no nível que corresponde, estabelecendo-se assim uma prioridade no acolhimento. Entender em qual conjunto cada usuário se encaixa, possibilita o investimento em estratégias de melhorias gerais, independente do motivo que levou a pessoa a procurar sua instituição.
Ao longo deste artigo, vamos apresentar quais são os níveis de atenção à saúde no Brasil, como eles são estruturados e que diferenças apresentam entre si. Confira!
Primário
Neste estágio, encaixam-se os casos mais simples, ou seja, o grau de complexidade é considerado baixo.
Na etapa primária, o foco está no agendamento de consultas e exames básicos, como curativos, radiografias e eletrocardiogramas. Aqui, encontra-se o trabalho desenvolvido pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Há também neste passo algumas ações para promoção da saúde pública em espaços comunitários. Campanhas para incentivar a vacinação e o combate à dengue, são consideradas parte essencial deste nível.
Secundário
Unidades de Pronto Atendimento (UPA) integram o estágio secundário. Neste momento, surgem os especialistas, como cardiologistas, oftalmologistas, endocrinologistas e etc.
Com um fluxo bem definido, após a fase inicial -nível primário- os pacientes são encaminhados para a segunda parte do processo, recebendo aqui a atenção devida para a especificidade do seu caso.
Vale lembrar que, neste estágio, os equipamentos e a infraestrutura são compatíveis com a demanda. Desta forma, os profissionais possuem o suporte adequado para realizar intervenções em doenças agudas ou crônicas, além de atendimentos emergenciais.
Terciário
Os grandes hospitais correspondem ao nível terciário. O objetivo deste estágio é garantir que procedimentos para a manutenção dos sinais vitais do paciente sejam priorizados.
Aqui, a tecnologia torna-se a principal aliada dos médicos e dos outros profissionais que são responsáveis pelo socorro aos usuários. Apesar da divisão em três níveis de atenção à saúde, os recursos tecnológicos podem ser aplicados para beneficiar todos os estágios. Conheça alguns:
Prontuário eletrônico
Para aumentar a qualidade hospitalar o prontuário eletrônico é imprescindível. A ferramenta registra, armazena e disponibiliza as principais informações sobre um paciente.
Outro benefício agregado à utilização da ferramenta é a possibilidade de visualizar em um único espaço, o histórico completo do usuário.
Sistema de agendamento
Para proporcionar conforto e tranquilidade aos usuários o ideal é possuir um sistema de agendamento on-line.
Ao implantar um software como esse a diminuição na taxa de não comparecimento à consulta é significativa. O sistema envia, automaticamente, um SMS ou e-mail para lembrar o paciente do procedimento marcado.
Tecnologia beira-leito
A checagem beira-leito foi criada com o intuito de diminuir ao máximo o número de falhas hospitalares. Esse dispositivo é responsável pela gestão dos medicamentos, sendo de grande ajuda para os profissionais da enfermaria.
Algumas melhorias agregadas a esse sistema de checagem são:
- maior segurança na aplicação de remédios;
- otimização de processos;
- aumento do desempenho financeiro das entidades.
Importância dos níveis de atenção à saúde
Os níveis de atenção à saúde possuem uma organização fundamental para tornar a triagem do Sistema Único de Saúde (SUS) mais eficiente. Quando os pacientes são direcionados de um nível ao outro, garante que os profissionais estejam disponíveis para quem precisa.
A qualidade da gestão hospitalar depende diretamente da boa execução de todas as etapas. E, ao dispor de uma boa logística estrutural, o acolhimento humanizado torna-se mais fácil de ser posto em prática pelos colaboradores.
O ideal é que toda instituição de saúde possua o foco nos níveis de atenção à saúde, para de melhorar constantemente. Além disso, para aperfeiçoar os processos internos, é necessário preocupar-se sempre com a automatização do atendimento.