A tecnologia na medicina pode transformar sua instituição

Com todo o avanço da tecnologia na medicina, é possível prever um futuro com foco no desenvolvimento da saúde. Assim, procedimentos e métodos já usados, como o ABCDE do Trauma, poderão tornar-se ainda mais eficientes.

Atualmente, a automatização de processos se fortalece pela chegada da Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (IA). Todas essas inovações mudam desde o ensino da prática médica até o exercício da profissão e a relação com o paciente.

Com isso, é possível delegar à tecnologia a parte repetitiva e mecânica do trabalho. Deixando os profissionais da saúde livres para aprofundar pesquisas, encontrar soluções mais adequadas e oferecer um atendimento mais humanizado.

Para entender como todo esse avanço impacta positivamente as instituições, é preciso saber quais são os impactos da tecnologia na medicina. E, é exatamente disto que esse post tratará a seguir, acompanhe!

Impactos da inovação na saúde

Em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a longevidade atingiu 76 anos, a maior média histórica. Isso representa um salto de 22 anos em relação à década de 1960, quando a média era de 54.

Além de representar uma evolução socioeconômica, o envelhecimento da população demanda mais investimentos em saúde. Neste novo cenário, o desafio da medicina é garantir que essa população que vive mais também viva melhor. É aqui que a importância da tecnologia na medicina se mostra de maneira mais eficiente.

O uso consciente de inovações pode reduzir custos do setor, oferecer diagnósticos mais rápidos e de modo assertivo. Um bom exemplo é o monitoramento remoto, que diminui o tempo de internação e a necessidade de retorno ao hospital, tendo por consequência o aumento da capacidade de atendimento da instituição.

Usos da tecnologia na medicina

As diversas especialidades da medicina se beneficiam com o auxílio de ferramentas tecnológicas. A telemedicina favorece o acompanhamento a distância dos sinais vitais dos pacientes, facilitando do aconselhamento a atendimentos emergenciais.

Na medicina esportiva, por exemplo, usar aplicativos para monitorar atletas de alto rendimento pode possibilitar ajustes de tratamentos. Para a reabilitação, dispositivos como impressoras 3D e 4D, podem ser usados para estimular movimentos e até devolver habilidades perdidas.

A análise de imagens com o uso de algoritmos da IA deve ser ampliada na radiologia. Hoje em dia, sistemas mais avançados já sinalizam anomalias em exames. A tendência é que com o tempo e o avanço de maquinários os radiologistas não precisem mais executar afazeres técnicos e repetitivos.

As doenças decorrentes de mutações ganham um forte combatente: o mapeamento genético. Com isso é possível identificar alterações nos genes que podem indicar tumores e doenças hereditárias, viabilizando a tomada de medidas preventivas.

Além disso, a nanotecnologia terá um papel muito importantes para diagnosticar doenças de maneira menos invasiva e mais eficiente. Como visto, a tecnologia na área da saúde tem papel fundamental na medicina diagnóstica, reduz tempo de recuperação e agiliza exames e resultados.

Benefícios da modernização para a instituição

Seja pela digitalização de processos ou pelo uso de um software que melhores a administração clínica, a tecnologia na medicina também pode ser usada para melhorar a gestão hospitalar. Algumas inovações que podem ser aplicadas ao cotidiano das instituições são:

  • sistema de gestão – oferece mais tranquilidade e transparência ao profissional de saúde, já que concentra as tarefas administrativas em um único local;
  • prontuário eletrônico – reúne toda a informação clínica do paciente no mesmo lugar, estando disponível para acesso on-line;
  • bulário online – ajuda na indicação de medicamentos de acordo com as restrições do paciente;
  • agendamento on-line – proporciona autonomia aos usuários que desejam marcar exames e consultas e libera os colaboradores para assumirem outras funções;
  • gestão de centro clínico – organiza os agendamentos, pré-agendamentos e workflow das cirurgias.

Com isso, há mais segurança da informação na saúde e economiza-se dinheiro e espaço ao dispensar o uso de fichas de papel.

Além disso, existe o Big Data, um conjunto de informações que se extrai de um grande volume de dados, que permite encontrar características comuns em um grupo de pessoas ou lugar. Isso permite prever diagnósticos e diminui o custo com pesquisas.

Um grande benefício da tecnologia na medicina é o empoderamento dos pacientes. Com o acesso a informações é possível melhorar o cuidado da saúde, facilitando assim o atendimento nas instituições, já que os dados coletados por aplicativos podem ser compartilhados com os médicos.

Como consequência há a fidelização de usuários, os procedimentos tronam-se mais seguros e há maiores chances de recuperação.É importante entender que a tecnologia na medicina não precisa ser complexa para dar resultados. Uma simples mensagem de confirmação de consulta pode reduzir a taxa de não comparecimento e reduzir custos, ajudando também a melhorar o tempo médio de atendimento.

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Nuria © 2012-2023         Feito com ❤️ em Belo Horizonte