Por que investir em melhorias no atendimento para saúde?

Investir em melhorias no atendimento em saúde, é uma das principais formas que as clínicas possuem de demonstrar que estão realmente preocupadas com o bem-estar dos pacientes. Toda a estrutura da entidade, precisa estar alinhada com a imagem que deseja transmitir aos usuários. E colocar isso em prática, não é uma tarefa fácil, pois com toda a concorrência que existe no mercado de saúde atual, se diferenciar e fidelizar os pacientes demanda esforço e uma metodologia bem estruturada.

Pensando nisso, que iremos apresentar algumas maneiras de investir em uma assistência de qualidade.

Equipe qualificada

Nenhum recurso tecnológico é capaz de impactar tão positivamente os pacientes como uma equipe de qualidade. Quando uma pessoa procura seu consultório, certamente ela está em busca de um acolhimento instantâneo.

Em razão disso, é  preciso ter muito cuidado ao recrutar novos funcionários, todos os colaboradores devem atender os requisitos exigidos e estarem em busca de evoluir profissionalmente.

Além do mais, o gestor precisa identificar em sua equipe quais as habilidades de cada um, para não designar tarefas na qual o funcionário não possua aptidão. Os profissionais quando bem treinados, são capazes de agir em qualquer situação, seja em casos simples ou em casos mais críticos.

Atendimento humanizado

O atendimento humanizado é a habilidade dos especialistas em ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes. Para ser considerado um atendimento humanizado requer certas ações, entre elas:

  • atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco;
  • tratamento físico baseado na ética moral;
  • garantia dos direitos do usuário;
  • transmissão de segurança e apoio.

O intuito em humanizar o atendimento é estabelecer uma boa relação com os usuários e proporcionar uma jornada mais agradável.

Pesquisas de satisfação

Analisar a opinião dos pacientes é indispensável, afinal a melhor pessoa para avaliar o seu serviço é quem o consome.

Os feedbacks possuem diversas maneiras de serem executados, a instituição pode disponibilizar formulários de pesquisa na recepção, ou ainda receber sugestões e reclamações por canais digitais, como redes sociais, site e e-mail.

É fundamental também averiguar quais os pontos são mais levantados pelos respondentes, assim é mais fácil selecionar quais precisam ser as primeiras melhorias.

Tecnologia e saúde

Sistemas eficientes estão a todo momento sendo desenvolvidos para auxiliarem os processos hospitalares, principalmente no setor de atendimento.

Para conseguir aproveitar tais recursos tecnológicos é necessário estar “aberto”, e entender que não é um mero gasto, e sim um investimento, que pode ser de curto, médio ou longo prazo.

Existem atualmente, por exemplo, plataformas virtuais destinadas ao usuário, que o torna gradativamente mais independente e participativo. Outro benefício também que vale a pena ser ressaltado, é a assertividade em exames preventivos.

Graças a tecnologia aliada à medicina, que hoje, mulheres de boa parte do mundo possuem acesso a exames que detectam um possível câncer de mama.

Segundo um estudo realizado durante 14 anos pela equipe médica do Hospital do Câncer de Barretos, as mortes após a implementação destes novos recursos diminuíram 42,85%.

Atendimento satisfatório

Para alcançar um atendimento satisfatório, é necessário que o paciente perceba o quão importante ele é para a instituição.

Como em qualquer relação, para um indivíduo perceber sua importância, não adianta apenas dizer, é necessário demonstrações, no caso das unidades de saúde, estas demonstrações estão agregadas diretamente aos procedimentos, dos mais simples, aos mais significativos.

Por isso, toda a equipe deve estar preparada para manusear ferramentas de inovação, a estrutura da entidade necessita ser impecável, a marcação de consultas ou exames têm que ser rápida e segura…

Aquele velho ditado que diz que a primeira impressão é a que fica, é comprovado, por isso, antes de praticar todas as melhorias acima, preocupe-se prioritariamente com a sua recepção e descubra como reduzir o tempo médio de atendimento.

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Nuria © 2012-2023         Feito com ❤️ em Belo Horizonte