Com a recente aprovação da nova lei da terceirização, por meio da qual o governo permite que se terceirize contratos de trabalho em empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, além de por produtores rurais e profissionais liberais. É cada vez maior o número de gestores que acreditam que terceirizar o call center é a opção mais sábia para a redução de custos e a otimização de processos internos de suas empresas.
Na verdade essa saída não é tão interessante para alguns nichos de mercado, como é o caso da área médica. Quer saber por quê? Confira:
O call center na área da saúde
No atendimento prestado por clínicas médicas, por exemplo, as relações são bem mais complexas que em diversos outros setores, já que os atendentes lidam diariamente com as pessoas que são a principal fonte de renda do negócio, tornando necessária uma maior proximidade e intimidade entre as partes. Nesse caso, a terceirização pode trazer efeitos contrários aos desejados.
Atente-se ao fato de que, apesar das empresas de terceirização de serviços oferecerem colaboradores treinados e qualificados para o trabalho, o atendimento inevitavelmente se torna genérico, similar a todos os tipos de empresa, seja uma clínica médica ou um escritório de arquitetura. Nada promissor, não concorda?
Além do mais, quando falamos em clínicas médicas, estamos falando de agendamento de exames cujos termos técnicos precisam ser precisos e muito bem esclarecidos. Pois esse atendimento específico e pessoal pode ficar um tanto comprometido quando se opta pela terceirização.
A solução do agendamento online
Nesse momento, você, gestor, deve estar pensando: se terceirizar o call center não é a melhor saída para o meu negócio, o que posso fazer para reduzir custos e otimizar os serviços prestados por minha clínica?
Essa é, então, a hora de você conhecer um bom sistema de agendamento online, que pode se tornar exatamente a ferramenta que precisava para otimizar os processos internos do seu negócio!
Um sistema online de agendamento é, de fato, a opção mais barata e cômoda para as clínicas. A otimização do processo é clara, visto que é possível agendar, reagendar e cancelar exames e consultas com extrema praticidade e facilidade.
A implantação desse sistema também conta como um ponto positivo, com os treinamentos oferecidos pelo próprio fornecedor, qualquer colaborador da clínica pode operar o sistema com eficiência e praticidade.
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A internalização do call center
Além dos sistemas de agendamento, optar pela criação de um setor de call center interno também é considerada uma estratégia inteligente, uma vez que, dessa forma, os gestores podem treinar a equipe para que o atendimento seja 100% personalizado, além de se passar a ter a possibilidade de acompanhar diariamente os processos.
Entretanto, caso a clínica médica opte por essa solução, é preciso que tenha uma atenção ainda maior por parte dos gestores de RH, já que será necessário investir em treinamento para que os colaboradores — muitas vezes oriundos de centrais de atendimento terceirizadas — exerçam suas atividades com engajamento, para tornar o atendimento mais satisfatório possível para o cliente.
Assim, se você pretende otimizar o atendimento de sua clínica médica, foque suas atenções na implementação de um sistema de agendamento e pense em construir seu próprio setor de call center. Dessa forma, além de reduzir os custos, seu atendimento será totalmente personalizado e ainda mais eficiente!
E então, pronto para tomar uma decisão definitiva em relação ao call center da sua clínica? Comente aqui e compartilhe suas impressões conosco!