Ficar ouvindo espera telefônica por horas, sequer conseguir entrar em contato, ser redirecionado sem falar com quem resolverá seu problema. Esses são alguns dos problemas pelos quais a maioria dos clientes de algumas clínicas provavelmente já passou na hora de marcar exames e consultas.
E esse cenário não é nada bom, já que acaba afastando os clientes, que se sentem desanimados para criar qualquer tipo de relacionamento com aquela instituição.
O resultado dessa bola de neve se vê no baixo número de marcação de exames.
Quer saber o que desmotiva o cliente a marcar uma consulta na sua clínica? Então leia o artigo a seguir e descubra:
Ligações com esperas demoradas
Sem sombra de dúvidas, a demora no tempo de espera para a marcação é a reclamação número 1 de clientes que entram em contato buscando por um determinado serviço de saúde.
Na maior parte das vezes, a lentidão pode ser justificada pela quantidade insuficiente de atendentes em um horário de pico de ligações ou mesmo pelo próprio processo de checagem de dados para agendamento.
Contudo, uma clínica pode perder muitos clientes em potencial se o tempo de espera for demasiadamente prolongado, já que grande parte deles pode simplesmente desistir e partir para a procura de outras opções.
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Redirecionamentos em excesso
O cliente entra em contato com a clínica para marcar um exame e, antes mesmo de conseguir agendar um horário, ouve algumas vezes: “vou estar repassando a sua ligação para o ramal responsável”.
Nesses casos, o cliente acaba não marcando porque o excesso de redirecionamentos internos faz com que ele perca a paciência e desista de esperar pelo atendimento. E isso resulta, mais uma vez, em um cada vez mais baixo número de marcações.
Dificuldade de contato com a clínica
Se, por um lado, os problemas relacionados à demora nas ligações podem afastar os pacientes, por outro, um grande problema totalmente oposto é a falta de contato com a instituição.
Se ninguém atende o telefone da clínica ou se as linhas estão sempre ocupadas, a chance de perder um potencial cliente é enorme, já que, eventualmente, ele deixará de tentar e buscará um concorrente que seja mais acessível.
Falta de horários e datas disponíveis
Quem diria que agenda lotada nem sempre seria o ideal? Às vezes, a pouca disponibilidade de datas e horários na sua clínica pode fazer com que o cliente prefira buscar outra alternativa, já que terá que esperar mais tempo que o desejado para ser atendido.
A mesma coisa acontece quando são poucas as possibilidades de horário para atendimento, já que boa parte dos clientes trabalha durante o dia e não tem a opção de marcar exames nos horários comerciais, que é exatamente quando a maioria das clínicas está aberta.
Longas filas de espera
Em algumas ocasiões, a desorganização na agenda pode causar longas filas na sala de espera da sua clínica. Assim, se acontece qualquer pequeno imprevisto no início do dia que atrase o primeiro exame, o efeito é de avalanche, com todas os exames posteriores também ficando atrasados.
Se o cliente sabe que sua clínica tem problemas com a organização dos horários, é provável que isso o desmotive a marcar exames em sua instituição. Aí a empresa, por mais qualificada e confiável que seja, perde uma oportunidade de fidelizar um cliente.
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