6 motivos para lembrar os pacientes sobre o exame marcado

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Instituições de saúde que realizam exames laboratoriais ou de imagem, precisam lembrar os pacientes do procedimento agendado e garantir que a agenda fique sempre cheia.

Atualmente, já existem mecanismos que realizam essas notificações de forma automatizada sem ocupar mais uma mão de obra. Ainda não conhece essa solução? Neste artigo mostraremos 6 importantíssimas razões pelas quais você deve aderir à tecnologia.

Por que é tão importante lembrar os pacientes dos procedimentos agendados?

Desde a revolução industrial, todos os setores passaram a investir muito em maquinário para aumentar a produção. Na área da saúde o processo levou mais tempo devido ao receio que médicos e pacientes têm de confiar uma vida às máquinas.

Entretanto, com a chegada da era digital houve um crescimento exponencial relacionado a isso e consequentemente uma maior receptividade da área para com maquinas e softwares avançadíssimos.

Inúmeras instituições de saúde passaram a fazer grandes investimentos em tecnologia para acompanhar o avanço tecnológico da medicina. A partir disso, torna-se imprescindível manter uma rotina que gere lucros proporcionais ao investimento.

Entretanto, com o aumento dos agendamentos e a rotina agitada, quem irá lembrar os pacientes de comparecer aos procedimentos agendados?

Os atendentes estarão ocupados dando atenção aos novos pacientes e tentando fidelizá-los. Nesse cenário, se o paciente não é lembrado por alguém, corre o risco dele esquecer o compromisso. Isso abrirá um buraco na agenda dos médicos e assistentes, além de impedir que outro paciente realize o exame naquele mesmo horário vago.

Por essa razão é importantíssimo lembrar os pacientes dos procedimentos agendados, isso significará menos gastos para a instituição e menos desgaste para o paciente.

Ter um mecanismo de notificação de agendamento é fundamental para que a empresa consiga manter sua agenda de exames sempre completa e o faturamento em dia.

Continue conosco para entender melhor como funciona essa solução!

O Serviço

Ao contrário do que muitos gestores podem vir a pensar, muitos clientes querem sim, serem lembrados dos seus compromissos hospitalares.

Raramente as pessoas têm tempo de sobra para se lembrar de compromissos que foram marcados há muito tempo. Com uma rotina pesada, cheia de compromissos, estresse e afazeres, é normal acabar esquecendo mesmo das coisas importantes.

Se enganam, também, os gestores que pensam que o problema maior é da instituição. Dependendo da especialidade, do médico e da dor do paciente, será extremamente difícil esperar pela próxima data.

Além de lembrar o paciente, o sistema, nada invasivo, também confirma ou desmarca a consulta! O paciente receberá uma mensagem e/ou e-mail o qual poderá responder quando quiser e a resposta será gravada automaticamente no ERP da instituição.

Isso faz com que os pacientes reconheçam o sistema de notificação e confirmação como algo positivo, que agrega valor à instituição que o possui.

Dessa forma, as empresas que enviam e-mails ou SMS com um simples lembrete já saem na frente quando o assunto é credibilidade no mercado.

Melhorias na organização

Quando a instituição envia uma mensagem para lembrar o paciente sobre a realização de um exame, não só evita ausência, mas também, dá a chance dele desmarcar caso necessário.

Essa desmarcação pode vir a facilitar o encaixe outro paciente e a organização das médicas e técnicas de modo que estas não fiquem ociosas.

Se a clínica ou o hospital tem a informação de que algum horário vai ficar vago, será possível organizar tudo antecipadamente. Além de deslocar profissionais para a realização de outros exames até mesmo em outras unidades.

Isso otimiza a produtividade da instituição que conseguirá atender um número maior de pacientes, sem horas ociosas.

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Vantagens para o call center

O call center é uma área famosa por manter alta demanda constante. Isso muitas vezes afeta a percepção do cliente com relação à instituição, porque os atendentes raramente conseguirão dar a devida atenção a eles.

Ter um serviço de mensagens para lembrar os pacientes sobre marcações de exames ajuda a reduzir o volume de funções do call center. Grande parte das ligações recebidas/realizadas é para a confirmação de datas, endereços, procedimentos, ou a desmarcação deles.

Com um mecanismo de alerta das marcações, o tráfego de ligações é desafogado e os atendentes podem se concentrar em atendimentos mais estratégicos. Isso também significa uma considerável redução de custo com ligações para a instituição.

Mais controle para a instituição

Como as contas precisam fechar no final do mês, independentemente se o cliente comparece ou falta ao procedimento, outro serviço necessariamente terá que cobrir aquele valor, certo? Assim sua gestão financeira pode acabar ficando prejudicada.

Por isso é preciso ter muito controle e desenvolver mecanismos que garantam a efetividade do serviço.

Nesse sentido, contratar ou até desenvolver um mecanismo de notificação é uma das formas de controle que melhor contribuirá para a eficiência dos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

Implantação simples

Lembra como antigamente baixar coisas na internet era super lento? Dependendo do programa, chegava a demorar horas ou dias e o PC ficava inutilizável durante esse tempo. Que bom que as coisas mudaram, não é mesmo?

Atualmente, com o desenvolvimento das tecnologias e dos servidores tudo ficou muito mais simples. Infelizmente ainda é comum encontrarmos pessoas que pensam que as coisas funcionam como antigamente. Que a implantação de um sistema como o que falamos acima demoraria demais, e atrapalharia o trabalho da instituição.

Implantar um serviço de notificação e confirmação de agendamento é simples e barato, ao contrário do que muitos podem pensar. Ela acontece a distância e não é necessário parar o serviço sequer um segundo e ele também não ficará indisponível.

A tecnologia é incrível não é mesmo?

Se colocarmos no papel o prejuízo causado pela ociosidade de equipamentos e profissionais devido ao não comparecimento dos pacientes, fica claro como é barato a contratação de um sistema de notificações.

Já imaginou se a plataforma de agendamentos online da sua instituição enviasse automaticamente e-mails de confirmação? A CM Tecnologia disponibiliza este serviço, integrado ao Agendamento Online, ficou curioso?

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Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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